23 de agosto de 2008, das 9h às 19h
um curso dos SÁBADOS no IPLA
Havia uma expectativa no ar, no final do século passado, que, desvendando o DNA, a Genética eliminaria todas as dúvidas de nossa existência. Seria como se fosse uma astróloga certeira. Começaram a surgir arautos da morte de Freud. O homem finalmente desvendado não precisaria mais fazer psicanálise. Que bobagem! O que se viu foi justamente o oposto: os avanços magníficos da genética – a célula tronco, os diagnósticos preditivos, a farmacogenética, só para citar alguns -, evidenciaram a nova crise do sujeito humano confrontado com escolhas até então impensáveis. A Genética aprofunda a divisão subjetiva mostrando, “cientificamente”, que nem tudo está, nem nunca estará escrito: o futuro tem que ser interpretado, ainda mais que o passado. É necessária uma nova psicanálise, dita do Real, para elaborar uma nova ética e uma nova clínica, compatíveis aos nossos tempos. É o que discutiremos nesse curso.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 23 de agosto de 2008
9h00 – Genética: passado, presente e futuro
Mayana Zatz
O projeto Genoma Humano, terminado em 2003, tinha como proposta identificar os genes responsáveis por nossas características hereditárias. Agora, o próximo objetivo é entender o seu funcionamento. As grandes questões que ainda queremos responder são: Por que ficamos doentes? Por que envelhecemos? Por que morremos? Por que respondemos diferentemente a medicamentos? O quanto da nossa personalidade e do nosso comportamento é influenciado por nossos genes? O quanto podemos atuar na expressão dos nossos genes? O que já é possível? O que o futuro nos reserva?
11h00 – Desautorizando o Sofrimento
Jorge Forbes
Nossos sentimentos enganam. Vivemos felicidades e sofrimentos “prêt-à-porter”. Somos constituídos no espelho; o ego é o lugar da alienação do sujeito. Ao anúncio de um problema, já o precipitamos em nossa carne; o encarnamos, pois o que mais tememos é a surpresa. Os casos clínicos estudados no Centro de Estudos do Genoma Humano – USP destacam como o homem se defende da dor, sofrendo. O que lá realizamos, por meio da segunda clínica de Jacques Lacan, interessa a todos, mais além dos afetados geneticamente.
15h00 – Doença sem destino
Claudia Riolfi
Os diagnósticos genéticos parecem selar um destino entre a alteração genética e a sua expressão. Não é fato: gêmeos univitelinos – portanto clones – adoecem de forma muito diferente. Mostraremos como a psicanálise pode incidir no espaço entre o genótipo e o fenótipo, alterando de imediato o estado dos pacientes e buscando, a médio prazo, a lentificação do processo patológico, aumentando a chance do benefício de futuros tratamentos genéticos.
17h00 – GEN-ÉTICA
Mayana Zatz
Jorge Forbes
O gen, da biologia; a ética, da psicanálise: entre os dois, um debate. Os testes genéticos permitem diagnosticar um número crescente de doenças e desvendar segredos dos nossos genes. Freqüentemente, os resultados desses testes são inesperados, criando situações para as quais não se tem respostas padronizadas. O que devemos saber antes de nos submeter a um teste genético? O que devemos informar antes de oferecer um teste genético? O quanto podemos interferir? Sempre devemos contar a verdade dos dados? Podemos impedir a invasão da nossa privacidade genômica? São algumas das questões que vamos discutir, com apresentações de casos reais.
__________________________________________________
Claudia Riolfi é doutora em Lingüística e Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Psicanalista, é membro do Corpo de Formação do Instituto de Psicanálise Lacaniana – IPLA e pesquisadora do Projeto Análise.
Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra em São Paulo. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA) e dirige o Projeto Análise. É psicanalista-membro das Escolas Brasileira e Européia de Psicanálise. Diretor da Clínica de Psicanálise do Centro de Estudos do Genoma Humano – USP.
Mayana Zatz é professora titular de genética. É diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e Pró-Reitora de Pesquisas da USP. Coordena pesquisas relacionadas com doenças neuromusculares e células-tronco.
__________________________________________________
Este curso é uma promoção do IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana e do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP
Informações e Inscrições: na sede do IPLA – Rua Augusta 2366, casa 2, São Paulo ou pelos telefones (11) 3061 0947 e 3081 6346
Taxa: R$ 100,00 Alunos do IPLA, alunos da USP, do Centro de Estudos do Genoma Humano e estudantes
universitários: R$ 70,00