/A Invenção do Futuro – vida na pós-modernidade:

Abrindo a série de cursos do Universo do Conhecimento, o tema A Invenção do Futuro – vida na pós-modernidade será abordado sob a ótica de três grandes especialistas: Jorge Forbes, Miguel Reale Júnior e Tercio Sampaio Ferraz.

Os quatro módulos que fazem parte deste curso tratam de alguns dos problemas mais instigantes enfrentados pelo ser humano na realidade contemporânea, como a ruína dos ideais que organizavam as identidades, o medo da ausência de referências, a interferência da globalização nas relações pessoais e a necessidade de uma nova ética.

QUANDO A LIBERDADE DE UM COMEÇA ONDE COMEÇA A DO OUTRO
Tercio Sampaio Ferraz Junior – 14 de março, terça-feira.

O tema aborda questões sobre as conseqüências da globalização e da pós-modernidade nas relações pessoais. Estamos, simultaneamente, todos juntos e separados dentro de uma enorme uniformidade social. Surge um mundo virtual integrado, completo, em que as pessoas começam a abandonar a identidade individual e assumem a intersubjetividade. Nesse mundo, a liberdade de um não termina onde começa a liberdade do outro, como nos ensinaram. A liberdade, hoje, começa onde começa a liberdade do outro.

TERCIO SAMPAIO FERRAZ JUNIOR é professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP e doutor em Filosofia pela Universidade Gutenberg, de Mainz, Alemanha. É autor de Estudos de filosofia do direito e co-autor de A invenção do futuro, entre outros livros.

O HOMEM DESBUSSOLADO DO SÉCULO XXI
Jorge Forbes – 16 de março, quinta-feira.

Abordagem psicanalítica sobre os problemas do ser humano com a globalização: o surgimento de novas doenças e de novas soluções criativas, a redescoberta da amizade. A nova clínica da psicanálise, que vai além da psicopatologia tradicional e aplica elementos das novas soluções globalizadas em seus tratamentos.

JORGE FORBES é psicanalista e um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil. Preside, atualmente, o Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA) e dirige o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). É autor, dentre outros livros, de Você quer o que deseja? e co-autor de A invenção do futuro.

COMO SE REALIZA A AUTORIDADE NA GLOBALIZAÇÃO
Miguel Reale Júnior – 21 de março, terça-feira.

Na globalização, houve uma fragilização das instâncias informais de controle social, que perderam a capacidade de elaboração e formação de valores. Com isso, o processo de socialização da personalidade se fragilizou, levando, por um lado, a um isolamento das pessoas e, por outro, a um fortalecimento do direito. A força pública passa a ser o primeiro recurso. Arriscamos entrar em uma ordem homogênea, horizontal, em que a autoridade se exerça por meio de uma violência simbólica, para a submissão de cada um ao todo: uma nova forma de fascismo – de estrita obediência, conformidade e homogeneização social. Diante desse risco, pensemos uma alternativa viável: a relação social no modo fraterno.

MIGUEL REALE JÚNIOR é professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP e membro honorário da Real Academia de Jurisprudência e Legislação da Espanha. Em suas atividades político-institucionais, foi presidente da Comissão de Reconhecimento de Mortos e Desaparecidos durante o Regime Militar e ministro de Estado da Justiça em 2002. É co-autor do livro A invenção do futuro.

O SÉCULO XXI EXIGE DE NÓS UMA NOVA ÉTICA
Jorge Forbes – 23 de março, quinta-feira.

Se antes pensávamo-nos como indivíduos, partes idênticas de uma coletividade, com apenas algumas particularidades, hoje nos vemos divididos entre interesses e decisões, porque o mundo se abriu a múltiplas opções. A transformação não foi apenas de cenário. Ela precisa ser vista em seus fundamentos: na empresa, no consumo, na política, na economia, na escola, na saúde, na família… no amor. A globalização nos pede uma nova ética, uma ética do desejo.

COORDENAÇÃO E CURADORIA: Jorge Forbes

Horário : das 20h às 22h
Investimento: R$300,00 (4 módulos), R$120,00 (por módulo)
Local : MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Endereço : Av. Europa, 218 – São Paulo
Inscrições pelo site www.universodoconhecimento.com
Informações : 0800 11 11 70 ou (11) 3491-0514