Revista Carta Capital, sobre o luxo
junho 13, 2004
na reportagem: “O Novo Sentido do Luxo: o apelo do ‘consumo consciente’, e de uma vida mais simples e tranquila, pode sustentar novos valores ou apenas mais uma moda”. 09 de Junho de 2004 – Ano X – Número 294 texto de Flávia Pardini Excerto: “Nas vitrines dos EUA e da Europa, um novo luxo […]
Revista Carta Capital, sobre felicidade
junho 13, 2004
Entrevista para a matéria “Felicidade se compra?” 12 de Maio de 2004 – Ano X – Número 290
Revista Veja, sobre seqüestros
junho 13, 2004
Matéria “O segundo resgate: Técnicas terapêuticas são adaptadas para ajudar a recuperar vítimas do massacre psicológico causado pelos seqüestros” Edição 1856 . 2 de junho de 2004 texto de Marlene Jaggi Excerto: ‘”Antigamente, a pergunta era o que o fato inusitado tinha a ver com a história, com o passado do paciente. Agora, a questão […]
Revista UMA, sobre a paixão
junho 13, 2004
Consultoria para a reportagem “Mistérios da Paixão” junho/2004 texto de Chantal Brissac e Rose O. Delfino.
Aliança com o divino vira questão pessoal: entrevista ao Valor Econômico
maio 7, 2004
Jorge Forbes fala ao Valor Econômico sobre a história do luxo e sua atualidade, quando surge a tendência de uma nova relação entre marcas e consumidores: uma aliança, em que “as marcas vão ter que levar em conta o que o cliente quer de um produto”. O luxo já não sustenta uma imagem de classe, […]
Um elogio do excesso, na TV Cultura
março 30, 2004
30 de março de 2004, à 0h15. Do site www.tvcultura.com.br: “A série Balanço do Século XX – Paradigmas do Século XXI, uma parceria da TV Cultura com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), tem como tema “Um Elogio ao Excesso”, sob a coordenação do psicanalista Jorge Forbes. A curadoria da série Café Filosófico […]
Entrevista ao WSCOM, jornal eletrônico do Nordeste, em 19 de março de 2004
março 19, 2004
Analista da Escola Brasileira de Psicanálise debate Saúde Mental em João Pessoa (na ocasião, Jorge Forbes foi também entrevistado pela Rádio Líder sobre suas conferências) (WSCOM Online, da Redação) A Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Secretaria Estadual de Saúde promovem, hoje e amanhã, o Curso de Capacitação em Ciência e Tecnologia em […]
A “desinstitucionalização” do luxo
fevereiro 26, 2004
Hoje, o luxo está mais a serviço da promoção de uma imagem singular do que de uma imagem de classe. por Jorge Forbes É bastante comum a percepção cotidiana do luxo como um assunto leviano, supérfluo, símbolo de ostentação e poder de uma sociedade perversa, em desvario e “desbussolada”. O que é bastante curioso é […]
Novo Luxo: entrevista ao Valor Econômico, em 12 de fevereiro de 2004
fevereiro 18, 2004
“Não é mais um luxo que o outro diz o que você deve ter, vestir ou ser. Não é mais o dever-luxo. Será necessariamente um luxo customizado e íntimo. Exemplo: o relógio da Fóssil desenhado pelo Philippe Starck. Ele não é caro, custa um pouco mais que um Swatch. Mas enquanto o Swatch tem a […]
Novo Luxo: entrevista ao Valor Econômico
fevereiro 14, 2004
“Não é mais um luxo que o outro diz o que você deve ter, vestir ou ser. Não é mais o dever-luxo. Será necessariamente um luxo customizado e íntimo. Exemplo: o relógio da Fóssil desenhado pelo Philippe Starck. Ele não é caro, custa um pouco mais que um Swatch. Mas enquanto o Swatch tem a […]